Quais materiais eu preciso para costurar as minhas roupas?

Uma das principais dúvidas sobre corte & costura é: o que eu preciso para começar?

Por mais que você já tenha tido contato com este universo, são tantos acessórios e detalhes que ficamos perdidos quando vamos colocar a mão na massa, não é?

Bom, estou aqui para te ajudar e precisamos começar pelo início que são as ferramentas que você vai precisar para iniciar no corte e costura. Se você já foi em um armarinho deve ter percebido a grande quantidade de variedades disponíveis entre agulhas, linhas, acabamentos, tesouras, botões etc, que para quem é leigo no assunto acaba sendo uma tremenda confusão. Mas, sem mais delongas, vamos ao assunto deste blog post.

Agulhas

Uma das primeiras coisas a se pensar é a agulha, existe uma infinidade de variações: pequenas, médias, grandes, com ponta, sem ponta, que nos perdemos fácil. Mas a que recomendo neste primeiro momento é a agulha de mão, aquela agulha simples que nossa mãe sempre tem em casa, ela ajudará a dar pequenos pontos para alinhar o molde e você poderá fazer pequenos reparos como um botão que se soltou.

O comprimento varia muito e aconselho a ter uma de cada em casa porque, dependendo do tecido, uma agulha pequena não servirá para o reparo.

Tesouras

Existem diversos modelos para finalidades específicas, para você que é iniciante recomendo a tesoura de lâmina longa, chamada de tesoura de alfaiate, para corte de tecidos e uma pequena para corte de linhas. Uma dica que dou é que você deixe estas tesouras para uso exclusivo do corte e costura, por serem específicas para este fim quando utilizadas para corte em papel elas perdem o corte e você terá que mandar afiar ou trocar a sua tesoura.

Alfinetes

Os alfinetes serão acessórios essenciais na sua trajetória do corte e costura, eles ajudam a juntar os tecidos e assegurar que a costura será feita no local correto, além de auxiliar em pequenos reparos como barra de saias e calças.

Há dois tipos de modelos no mercado: o de cabeça grande que facilita a visualização e o de cabeça pequena que é ideal para ajustes que serão feitos no corpo, recomendo que tenha em mãos os dois modelos para evitar passar apertos.

Fita métrica flexível

Pensou que não teria números, não é?

A fita métrica será uma poderosa aliada para tirar as medidas do corpo e dos tecidos. Mas lembre-se de comprar a fita métrica flexível para ajustar-se ao corpo e conseguir medir áreas curvilíneas.

Réguas

As fitas métricas são específicas para ajudar a medir o corpo humano, já as réguas são para medir e marcar estruturas planas como a marcação do molde e marcações em linhas retas.

Para você que está iniciando na arte do corte e costura recomendo a régua 3 em 1 que ajuda a desenhar as curvas, decotes e cavas do molde, você pode escolher entre a transparente e a metálica, há também a opção em madeira em alguns armarinhos.

Linhas

Se os demais materiais já existem em grande escala e com múltiplas opções, imagine a linha. Mas, estou aqui para te ajudar, não é mesmo?

Vamos lá! É importante compreender que há linhas para todos os tipos de trabalho, porém, irei enfatizar duas que serão importantes para este começo. A linha para costurar a mão é muito diferente da linha que utilizamos na máquina de costura. A primeira é mais fina e delicada, em algodão, enquanto a segunda é mais resistente, por isso é em polyester, e feita para aguentar altas velocidades e não ceder enquanto você costura na máquina, sendo que a mais fina não pode ser utilizada na máquina, já a segunda pode ser utilizada na costura a mão, como a linha de pespontos.

As cores são outra dúvida que muitos têm e acabam optando pela cor preta, branca e cinza achando que são as cores coringas, na verdade as  utilizadas  são: vermelho, verde, marrom, bege, preto, branco e azul, que se adéquam a diferentes tecidos e cores.

Giz de alfaiate

Comigo você aprenderá a manusear os moldes do básico ao mais complexo, então um material, também, indispensável é o giz de alfaiate que será seu maior companheiro na hora de transferir o molde para o tecido e ele sai facilmente na lavagem.

Máquina de costura

Por último e não menos importante, a máquina de costura será sua companheira inseparável neste momento e nos outros. Há muitas possibilidades no mercado, mas neste primeiro momento recomendo que você entenda os pontos da máquina que serão um fator decisivo na compra:

Pontos da máquina

  • Básico: costura reta e zig-zag, colocação de zíper e acabamentos.
  • Essenciais: costuras e acabamentos simples como barras e colocação de elástico.
  • Flexíveis: próprios para costurar em tecidos de malha
  • Decorativos: usados para bordados e acabamentos decorativos

Funções requisitadas:

  • Braço livre
  • Alavanca do calçador com altura ajustável
  • Caseado manual
  • Caseado automático

 

Tendo essas características principais, você já consegue ter uma noção de qual máquina escolher lembrando que há duas opções no mercado, a máquina mecânica que você regula o tipo, comprimento e largura dos pontos de forma manual e a eletrônica que os pontos são escolhidos por meio de teclas e você tem todo o auxílio para ajustes da máquina.

Como pode ver o kit de corte e costura básico contém agulhas, fitas e réguas que te auxiliarão a tirar as medidas necessárias, tesouras com um bom corte, giz para demarcar o tecido, linhas e claro, a máquina de costura que será a sua parceira nesta empreitada. Estes acessórios (com exceção da máquina de costura) você encontra em casas de armarinhos e não costumam ter um preço exorbitante. Uma dica que dou é que você pergunte em seu círculo de amigos se alguém não teria uma máquina de costura para lhe emprestar ou vender, . Tenho certeza que você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que já dispõem dessa grande amiga em casa. Com esta lista, conseguimos dar os primeiros passos nesta arte do corte e costura que será um caminho longo, gostoso e de muito aprendizado.

 

Partager sur facebook
Partager sur google
Partager sur twitter
Partager sur linkedin

Laisser un commentaire

Fermer le menu
×

Panier