como entender os moldes dmk

 

Será que os moldes DMK servem para mim que sou novata em costura?

Se você é novata em costura você está no lugar certo. Aqui nós aprenderemos costurar docemente iniciando pelo básico, como passar a linha na máquina de costura, em seguida seguiremos docemente por cada etapa desta arte para que você possa se tornar uma costureira habilidosa, orgulhosa do seu guarda-roupa, que terá roupas que correspondem aos seus princípios e cheias de boas recordações. 

Por experiência, posso afirmar que a melhor maneira de aprender a costurar é costurando, sendo assim cada molde é dedicado a um projeto: primeiro o lenço Brigitte para que você possa se familiarizar com os fios e as agulhas, e pouco a pouco você vai progredindo até sentir confiança em si mesma para costurar um lindo vestido Camélia com um acabamentos que talvez você ainda se subestima capaz de fazer.

Pois o objetivo dos moldes DMK é de vulgarizar o aprendizado da costura. Sendo assim, em vez de mergulhar em uma tonelada de aprendizados técnicos desde o início, cada molde te guiará para que você possa saber exatamente o que é necessário aprender em função dos conhecimentos que você possui aqui e agora.  

Como posso saber se determinado molde corresponde ao meu nível de conhecimento em costura?

Através dos 4 níveis dos moldes DMK:

  1. Mamão com açúcar : Você nunca costurou 

  2. Eu sei mas não sei : Você já usou uma máquina de costura mas ainda não costurou uma roupas

  3. Quase profissa : Você já costurou roupas e está se aprimorando nessa arte cada vez mais

  4. Me chamem de profissional : Você costura bem e  já conquistou confiança suficiente em si mesma para assumir que é uma (ou gostaria de ser) verdadeira profissional

Eu ajudarei você à subir os degraus da escada do autoconhecimento, lhe guiando nessa aventura. Os moldes de cada coleção lhe explicam tudo o que você precisa saber de acordo com o seu nível, desmistificando todo o jargão obscuro da costura, pois as técnicas são ilustradas, e os moldes simplificados com termos de fácil entendimento. Os primeiros níveis são fáceis de costurar e eles vão se complicando à medida que sua habilidade e confiança em si mesmo forem crescendo. Contudo, se você já é experiente em costura, todos os projetos estarão ao seu alcance, te facilitando ainda mais na construção de um guarda-roupa ao mesmo tempo bonito, elegante e slow.

Para que você possa costurar os modelos 3 documentos PDF e um tutorial Youtube são disponíveis para cada modelo: 

1° documento PDF: O MOLDE em formato A4 Link das primeiras páginas do molde da saia Elvira.

Com ele você obtém o molde dividido em diferentes páginas A4 a serem coladas uma ao lado da outra, compondo um molde graduado entre 14 e 16 medidas diferentes (de acordo com o modelo) posicionadas lado a lado (e não uma sobre a outra). Cada medida é diferenciada por um traçado de linha que possui um pontilhado e cor diferente. Assim mesmo se você imprimir o molde em preto e branco você poderá identificar os diferentes tamanhos. 

Uma vez que você tiver se familiarizado com os moldes em formato A4, você descobrirá que os moldes oferecem diversos tamanhos, que são classificados não por números tal como conhecemos no mercado como 34, 36, 38, 40 etc mas sim através de cores. Eu não utilizei os tamanhos do prêt à porter, para que as múltiplas diferenças entre as marcas e países, não perturbem o processo de autoconhecimento do seu próprio corpo. No molde você encontrará uma tabela de medidas lhe permitindo descobrir que o prazer de costurar também está no toque pessoal que podemos dar a cada peça.

2° documento PDF: O MOLDE em formato Plotter Link da imagem do molde da saia Elvira no formato Plotter.

Ele corresponde ao molde anterior, contudo o seu formato e tamanho é de um plotter de 88cm de largura e tendo um comprimento que varia em função do molde. Sendo assim o molde em formato plotter é disponibilizado inteiro, ou seja, não precisando ser colado. 

3° documento PDF: O CADERNO DE MONTAGEM. Link do caderno de montagem da saia Elvira.

Tal como o seu nome indica, nele você encontrará as técnicas de costura vulgarizadas e separadas por etapas. Ele corresponde a famosa ficha técnica do molde, contudo diferentemente desta o caderno de montagem é acessível e ilustrativo. 

4) TUTORIAL YOUTUBE : Link do tutorial da saia Elvira 

Nos tutoriais DMK eu ensino a você como costurar o molde por etapa, que correspondem às mesmas do caderno de montagem. Assim você pode usar os dois suportes de aprendizado dessa arte de forma complementar.  

Assim, através dos moldes da Dress Me Kindly, você aprenderà a costurar sua nova roupa, podendo dizer cheia de orgulho: fui eu quem fiz! Além do mais para complementar os moldes, eu costumo escrever reflexões pessoais e dicas nas redes sociais, por exemplo, sobre como conciliar a costura e o dia a dia profissional, sobre como fazer as escolhas certas em uma loja de tecidos, entre outros conselhos.

Espero de todo coração que meus moldes lhe encoraje a criar as suas próprias roupas e que, graças a ele, você possa valorizar a mão de obra feminina das suas atuais e futuras roupas compradas no prêt à porter.  

Des gros bisous et à très bientôt

SELECIONE SUA MOEDA
Euro
×

Oie!

Clique para falar com a Gaby ou envie um e-mail para  gabriellavieira@dressmekindly.com

 

×